2016
Maternidade Contemporânea como sofrimento social em blogs brasileiros
Autora: Andréia de Almeida Schulte
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
A presente pesquisa objetiva investigar a experiência de ser mãe, justificando-se por meio de uma perspectiva segundo a qual a maternidade pode ser considerada, na contemporaneidade, como sofrimento social. O trabalho se articula como pesquisa qualitativa, organizada ao redor do uso do método psicanalítico. O material investigado é composto por um conjunto de dez postagens disponibilizadas em blogs pessoais, assinadas por pessoas que se identificam como mães. Sua consideração, em estado de atenção flutuante, permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: “Dedicando-se exclusivamente” e “Conciliando atividades”. O quadro geral sugere que a vinculação entre maternidade e sofrimento está intimamente ligada à contemporaneidade, que exige que a mulher persista vivenciando a maternidade como se fosse sua única missão e destino e se engaje na vida laboral, encarregando-se de contribuir financeiramente para o sustento familiar e/ou
desenvolvendo uma carreira profissional significativa. Trata-se de uma situação que ocorre em diferentes classes sociais, em diferentes contextos culturais e em diferentes situações geopolíticas e que afeta, não apenas a mulher, mas a todos.
Palavras-chaves: Maternidade; Sofrimento; Cuidado infantil; Experiência emocional;
Método Psicanalítico.
Schulte, A. A. (2016). Maternidade contemporânea como sofrimento social em blogs brasileiros. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas. 126p.
O Imaginário de Adolescentes sobre o Esporte: um estudo psicanalítico
Autora: Letícia Molina Rodrigues
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de adolescentes sobre o esporte. Justifica-se como etapa de um projeto maior de proposição de enquadre diferenciado, a ser utilizado em contextos institucionais, que toma o esporte como mediação brincante. Organiza-se metodologicamente
ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em entrevista psicológica coletiva de que participaram dezenove adolescentes, que frequentam uma ONG dedicada à profissionalização de adolescentes pertencentes a famílias de baixa renda. Esta entrevista registrou-se por meio de narrativa transferencial, que abrange interações, ocorrências e impressões subjetivas da pesquisadora. A
consideração do conjunto do material à luz do método psicanalítico permite a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “Esporte é sucesso”, “Esporte é coragem”, “Esporte é saúde” e “Esporte é perigo”. O quadro geral indica que predomina uma visão favorável, ainda que utilitária, sobre a atividade esportiva, o que não desaconselha a proposição de seu uso na clínica psicológica.
Palavras-chaves: Adolescentes; Imaginário coletivo; Esporte; Método psicanalítico; Enquadre diferenciado
Rodrigues, L. M. (2016) O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico. Dissertação de Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência – Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Psicologia, do Centro de Ciências da Vida, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 134p.