Dissertações

Ano 2013

O imaginário coletivo de cuidadores de idosos na saúde pública: um estudo psicanalítico

Autora: Roberta Elias Manna
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
A formação de cuidadores de idosos da saúde pública deve ser considerada, atualmente, questão de grande relevância, num país em que expressiva parcela da população não conta com recursos para enfrentar dificuldades que surgem a partir do envelhecimento. Esta capacitação deve incluir não apenas conhecimentos específicos em relação a cuidados corporais, mas também preparo de caráter psicológico, que permita a instauração de vinculação suficientemente saudável entre cuidador e idoso. Neste contexto, a presente investigação visa estudar empiricamente o imaginário coletivo de cuidadores de idosos, profissionais da saúde pública a respeito da pessoa idosa. Concebida e realizada a partir do uso do método psicanalítico, em todas as suas etapas, esta pesquisa articulou-se ao redor de uma entrevista com cuidadores, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema foi usado como recurso facilitador da comunicação emocional, bem como da consideração de experiências vivenciadas, no cotidiano institucional, em situações formais e informais, junto a idosos, cuidadores e da equipe, constituída por profissionais de várias formações.

Palavras-chave: imaginário coletivo, cuidador, idoso fragilizado, pesquisa psicanalítica, Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema

Manna, R. E. (2013) O imaginário coletivo de cuidadores de idosos na saúde pública: um estudo psicanalítico. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. 94p.


Da entrada de Serviço ao Elevador Social: racismo e sofrimento

Autor: Rafael Aiello-Fernandes
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos para uma clínica dos sofrimentos sociais, como por buscar contribuir para aumentar a visibilidade social do fenômeno. Organiza-se como pesquisa empírica com o método psicanalítico, a partir de duas entrevistas individuais, registradas sob forma de Relatos de Entrevistas e de Textos de Impactos transferenciais. A interpretação dos registros permitiu a produção de dois campos de sentido afetivo-emocional: aprisionado pela aparência e com talento, esforço e competência . O primeiro organiza-se a partir da percepção de que características físicas, notadamente a cor da pele, causam impacto instantâneo nas pessoas, gerando reações imediatas de julgamento e avaliação que apreendem, classificam, discriminam, inferiorizam e humilham. O segundo campo se define pela crença de que o desenvolvimento de aptidões pessoais pode ser um caminho para obtenção de reconhecimento e respeito. O quadro geral indica que o racismo é uma realidade presente na experiência emocional da pessoalidade coletiva estudada, gerando impactos importantes em sua subjetividade e modo de ser. Concorda, portanto, com a literatura que vem apontando que a sociedade brasileira não está livre do racismo. Mostra também que a ascensão social não implica o fim da discriminação, pois a pessoalidade coletiva considerada não é atingida prioritariamente por sua condição social de pobreza, de classe ou de precariedade econômica, mas por seus traços e aparência física.

Palavras-chave: Negros, Racismo, Sofrimento, Experiência emocional, Pesquisa psicanalítica, Pesquisa qualitativa

AIELLO-FERNANDES, Rafael. “Da Entrada de Serviço ao Elevador Social”: Racismo e Sofrimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, 2013. 138p.

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