Ano 2012
“Gota d’água”: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
Autora: Katia Panfiete Zia
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado “Gota d‟água”. Este foi organizado ao redor da crença de que “ser professor” é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.
Palavras-Chaves: imaginário coletivo, pesquisa psicanalítica, educadores, inclusão escolar, prevenção e
intervenção psicológica
Zia, Katia Panfiete (2012). “Gota d´água”: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP, 89 p
Sofredores, impostores e vítimas da sociedade: imaginário de uma equipe de saúde mental sobre o paciente psiquiátrico
Autora: Cristiane Helena Dias Simões
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
Considerando que as práticas clínicas baseiam-se tanto em conhecimentos científicos como em crenças e valores, o presente trabalho tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de trabalhadores de saúde mental sobre o paciente psiquiátrico. A partir de entrevistas, articuladas ao
redor do uso transicional de diferentes recursos mediadores, integrantes da equipe de uma instituição psiquiátrica foram abordados individual e coletivamente com o intuito de permitir a expressão subjetiva de uma pessoalidade transindividual. Os registros do acontecer clínico foram interpretativamente considerados à luz do método psicanalítico, permitindo a produção compreensiva de três campos de sentido afetivo-emocional: “Sofredores Psicóticos”, “Impostores Dependentes” e “Vítimas da Sociedade
Contemporânea”. Os dois primeiros campos corresponderiam a subestruturas de um único imaginário, fundamentalmente comprometido com a tarefa de discriminar, para efeitos da obtenção de controle, o verdadeiro doente do indivíduo com problemas de caráter, o sintoma involuntário daquele que seria
fruto da decisão pessoal de agir de modo moralmente condenável. O terceiro campo aponta para uma percepção diversa, que concebe o sofrimento psíquico como resultante direta de condições sociais concretas. O quadro geral suscita reflexões sobre a vinculação existente entre os campos do imaginário aqui criados/encontrados e importantes questões do campo da Psicopatologia, da Psiquiatria e da Psicologia psicanalítica.
Palavras-chave: trabalhador de saúde mental, paciente psiquiátrico, imaginário coletivo, saúde mental. Psicanálise
Simões, Cristiane Helena Dias. (2012) Sofredores, impostores e vítimas da sociedade: imaginário de uma equipe de saúde mental sobre o paciente psiquiátrico. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia
Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas. 149p.