Teses

Transicionalidade e uso do procedimento de Desenhos-Estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas

Autora: Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
Este trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, concebida como atividade que articula transmissão de conhecimento e holding. Insere-se, portanto, em um particular momento da formação do psicólogo, que se realiza por meio do atendimento clínico a crianças, no contexto do psicodiagnóstico. Pensada a partir do abandono de uma visão positivista e da adoção de um paradigma epistemológico, que privilegia a intersubjetividade, a pesquisa se estrutura segundo arquitetura complexa, na medida em que entende o atendimento clínico e a supervisão como práticas indissociáveis. Foram psicanaliticamente examinadas, em próxima interlocução com o pensamento winnicottiano, dezesseis narrativas do uso do Procedimento, elaboradas num período de dois meses letivos, ao longo dos quais dezesseis alunos realizaram vinte e quatro
psicodiagnósticos completos. Duas narrativas são detalhadamente apresentadas na tese. O conjunto das análises permite afirmar que o uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema revela-se heuristicamente valioso por favorecer comunicações emocionais significativas, entre todos os envolvidos, nos contextos do atendimento e da supervisão.

Palavras-chaves: psicodiagnóstico interventivo, enquadres clínicos diferenciados, formação de psicólogos, D. W. Winnicott, psicanálise

Ribeiro, D. P. S. A. (2007). Transicionalidade e Uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nas Primeiras Entrevistas Clínicas. Campinas. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 173p.


O amante competente e outros campos do imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas

Autor: Paulo Cesar Ribeiro Martins
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de universitários
sobre dificuldades sexuais masculinas, bem como elucidar os campos psicológicos não
conscientes, ou seja, a lógica emocional de acordo com a qual se organizam. Para tanto,
o método psicanalítico foi operado através da Teoria dos Campos, em próxima interlocução com a sistematização epistemológica proposta pelo psicanalista José Bleger. O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema foi utilizado na abordagem coletiva de uma classe de estudantes de Direito. Constatou-se que as dificuldades sexuais são predominantemente definidas como disfunção erétil e ejaculação precoce. A análise psicanalítica indicou que o imaginário se organiza a partir de campos vinculados à necessidade de alcançar certo padrão em termos de desempenho (o amante competente), às dificuldades no relacionamento estável (felizes para sempre) e às indefinições sexuais (será que ele é?). Conhecer o imaginário coletivo, bem como os campos psicológico-vivenciais sobre os quais se organiza, pode facilitar transformações no modo como diferentes grupos sociais concebem a vida sexual, libertando o ser humano de adesões a concepções restritivas sobre sexualidade que tendem a
empobrecer o viver.

Palavras-chave: imaginário coletivo, procedimento de desenhos-estórias com tema, psicanálise, sexualidade, disfunção erétil, ejaculação precoce.

Martins, Paulo César Ribeiro (2007). O amante competente e outros campos do imaginário coletivo de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas. Campinas. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 176p.


Enquadres clínicos diferenciados na reforma psiquiátrica

Autor: Haroldo Tuyoshi Sato
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise crítica, mas comprometida, da desconstrução manicomial e da reforma psiquiátrica brasileira, à luz das contribuições teóricas de Nise da Silveira e D.W. Winnicott. Constata que neste movimento convivem a busca de transformações radicais, em dimensões sociais, e uma relativa pobreza na criação de novos dispositivos de caráter eminentemente clínico, o que permite apontar uma importante limitação, vale dizer, que o reconhecimento da importância da dimensão social não se faz acompanhar da suficiente consideração da subjetividade em termos sensíveis e emocionais. Configura-se, assim, situação problemática, que pode ser superada pela via da proposição de enquadres clínicos diferenciados, desde que estes sejam potencialmente capazes de permitir uma articulação produtiva entre dimensões subjetivas sociais e afetivo-emocionais.

Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental; Winnicott, Donald Woods, 1896-1971; Silveira, Nise da, 1905-1999.; Enquadres diferenciados

Sato, H. T. (2007). Enquadres clínicos diferenciados na reforma psiquiátrica. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 267p.

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