Ano 2005
Encontrando a Criança Adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
Autora: Marcela Casacio Ferreira-Teixeira
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e
a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçar-se sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias
psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.
Palavras-chave: adoção, psicanálise, professores, imaginário social, Winnicott
Ferreira-Teixeira, Marcela Casacio. (2005) Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise. Tese de Doutorado. Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 278p.