Teses

Ano 1998

O Procedimento de Desenhos-Estórias como Modalidade de Intervenção nas Consultas Terapêuticas Infantis

Autora: Thames Waléria Borges
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma nova modalidade de atendimento psicoterápico entre crianças e seus familiares. Esta técnica consiste na utilização do procedimento de desenhos-estorias com tema e sem tema nas consultas terapêuticas infantis, o qual é uma adaptação do procedimento de desenhos-estórias desenvolvido por Trinca (1976). A base teórica foi de Winnicott, principalmente os conceitos de espaço potencial. Foi utilizada a sua noção de espaço potencial como um espaço e um tempo que permitem abordar, não somente a realidade interna individual e grupal, mas também a realidade externa, por intermédio da criatividade. Ao longo deste trabalho, foram retomados os conceitos de consultas terapêuticas, objetos e fenômenos transicionais e do Jogo do Rabisco, que norteiam esta técnica. Foi feita uma reflexão a respeito do papel do profissional, tanto enquanto analista quanto como pesquisador. Esta técnica facilita a aliança terapêutica, pela expressão subjetiva, verbal e emocional, entre a criança e seus pais. Ela se mostrou útil, tanto na investigação e elaboração de um diagnóstico, quanto na facilitação da comunicação e elaboração psíquica. Este trabalho é fruto da reflexão de doze anos de prática clínica. São apresentados quatro casos clínicos que a demonstram.

Palavras-chave: consultas terapêuticas, desenhos-estórias

Borges, Thames Waléria (1998) O Procedimento de Desenhos-Estórias como Modalidade de Intervenção nas Consultas Terapêuticas Infantis. Tese (Doutorado em Psicologia) Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo. 162p.


Obesidade: Estudo das Representações Sociais de Endocrinologistas em Hospital Público

Autora: Dinorah Fernandes Gioia Martins
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo estudar a psicodinâmica das Representações Sociais (RS) de endocrinologistas de hospital público sobre obesidade, identificando-as e buscando detectar seu inconsciente relativo, ou seja, a lógica emocional segundo a qual se estruturam. Foram realizadas 10 (dez) entrevistas com médicos endocrinologistas de rede pública, (05 do sexo feminino e 05 do sexo masculino) com idade variável de 28 a 44 anos de idade. O tempo de especialização variou de dois a dezoito anos. As entrevistas foram semi-estruturadas, no sentido de haver uma pré-estrutura mínima, permitindo ao entrevistado espontaneidade e fluência de expressão. Usou-se técnicas encobertas, com perguntas gerais e abrangentes. Desejou-se que o tema – obesidade – surgisse espontaneamente. O tratamento dos dados foi de acordo com o referencial psicodinâmico, numa abordagem qualitativa. Conclui-se que o médico é o intérprete das ideologias socialmente circulantes a respeito da obesidade. Suas condutas são pautadas pelas características de personalidade, pelas informações científicas, e pela influência midiática.

Palavras-chave: Comunicação de massa, Endocrinologia, Obesidade, Psicologia clínica

Gioia-Martins, Dinorah Fernandes (1998). Obesidade: Estudo das Representações Sociais de Endocrinologistas em Hospital Público, (Tese Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade São Paulo. 217p.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21