Ano 1995
“Universo em desencanto”: conceitos, imagens e fantasias de pacientes psiquiátricos sobre loucura e/ou doença mental
Autora: Maria Christina Lousada Machado
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo:
Ouvimos, neste trabalho, a narrativa de pacientes psiquiátricos a respeito de sua história pessoal, incluídas suas experiências com o atendimento psiquiátrico, com o objetivo de verificar até que ponto o discurso competente sobre a loucura, instituído e legitimado pela ideologia dominante, é absorvido por estes sujeitos e em que medida sua fala tem possibilidades de se constituir como um antidiscurso. Foram entrevistados individualmente quatro pacientes especiais, cujas narrativas foram gravadas com a anuência prévia dos sujeitos e posteriormente transcritas. A análise clínica do material procurou explicitar aspectos latentes contidos na fala dos sujeitos, buscando inicialmente o sentido do drama vivido por cada um. A partir daí, destacamos seus conceitos, imagens e fantasias a respeito da loucura e/ou doença mental, considerando que tais representações são fruto, indiscutivelmente, da relação dialética que se estabelece entre a singularidade do drama pessoal e a generalidade do contexto social do qual emergem. Com esta metodologia pudemos captar sistemas de pensamento organizados em verdadeiras teorias psicopatológicas, as quais se articulam ao redor de concepções da loucura provenientes tanto de posicionamentos alinhados com o discurso competente, isto é, que consideram a loucura como um processo natural de adoecimento interno, como dele divergentes, ou seja, que atribuem a loucura a agentes psicossociais ou místicos. Embora ao formular suas teorias, os pacientes especiais sejam até certo ponto capturados pela ideologia dominante, suas vivências concretas desmascaram na prática muitas das contradições que o discurso competente procura camuflar. Neste sentido, a expressão “Universo em desencanto”, usada por uma paciente psiquiátrica, traduz e condensa com surpreendente precisão o drama daqueles que passaram pela experiência da loucura e foram submetidos ao tratamento psiquiátrico.
Palavras-chave: psiquiatria, transtornos mentais, psicanálise, procedimento de desenhos-estórias, psicologia social, entrevistas.
Machado, Maria Christina Lousada. (1995) “Universo em desencanto”: Conceitos, Imagens e Fantasias de Pacientes Psiquiátricos sobre Loucura e/ou Doença Mental. Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Vol. I e II – 277 p.; Vol. III – 161 p.