Profa. Jussara Falek
Deixa filhos, amigos, colegas, alunos, orientandos, admiradores e saudade.
Nossa homenagem faz uma rápida viagem por algumas de suas realizações, para lembrarmos dessa grande pesquisadora.
A presença da professora Jussara Falek marca o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo há décadas, desenvolvendo pesquisas, realizando orientações, ministrando aulas, participando de conselhos, entre tantas outras atividades.
Neste Instituto, Jussara graduou-se em Psicologia (1973), defendeu sua Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica: “Estrutura em Tapetes no Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister” (1979) e também sua Tese de doutorado em 1988, “O Teste das Pirâmides Coloridas de Max Pfister: uma re-leitura” ambos os trabalhos foram orientados pelo saudoso professor Luiz Carlos Nogueira.
Sua Livre Docência, “A Criança no Discurso do Outro – ensaios sobre a clínica dos distúrbios graves na infância” foi obtida em 2000, também em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo.
Mesmo aposentada, participou de diversas atividades junto ao IPUSP. Sua experiência docente centrou-se na área de psicologia clínica, com ênfase em investigações em psicanálise, atuando como psicanalista e como consultora para a área clínica voltada aos distúrbios graves na infância e em problemas ligados à inclusão social e escolar de crianças.
Foi membro de corpo editorial, revisora de periódicos, além de parecerista de agências de fomento à pesquisa. Participou de mais de 50 bancas examinadoras, entre defesas de dissertações e teses, bem como exames de qualificação. Orientou 34 pesquisas no âmbito da pós graduação stricto sensu.
Foi membro da École Lacaniènne de Psychanalyse. A partir de 2005, junto a esta instituição, ministrou atividade regular, conhecido como seminário “Do ato” (www.ecole-lacanienne.net, ‘Activités Regulières’.)
Também realizou convênio de trabalho em colaboração com Roland Lethier, responsável terapêutico do Centre D’accueil Thélémythe 2000, para relações de trabalho teórico e clínico, estabelecido em Paris, em 2001.
Autora de diversos trabalhos, destacamos o livro: “Ensaios sobre a Clínica dos Distúrbios Graves na Infância”, Coleção 1ª Infância, publicado pela editora Casa do Psicólogo, em 2003 (ISBN: 85-7396-263-1, 192 páginas).
PROJETO TECER
Entre os anos de 2003 e 2007, coordenou um projeto temático (TECER) com auxílio da FAPESP.
O Projeto TECER objetivou desenvolver uma unidade de tratamento destinada ao atendimento de crianças que apresentam distúrbios graves, em bases psicanalíticas. O projeto abarcou desde o levantamento das condições necessárias para a criação dessa unidade de tratamento, bem como dedicou-se à inclusão escolar e social dessas crianças e jovens.
(Para conhecer o Projeto TECER, indicamos a leitura de: BRAUER, J. F. ou FALEK, J. Trabalhando sobre a Exclusão Escolar com Crianças que Apresentam Distúrbios Graves – Projeto TECER. In: Tânia Aiello Vaisberg; Fabiana Follador e Ambrosio. (Orgs.). Trajetos do sofrimento: Desenraizamento e Exclusão. 1a.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002, p. 64-74).
I Seminário Temático Ser e Fazer & TECER
Trajetos do Sofrimento: Desenraizamento e Exclusão
12 e 13 de novembro de 2002 – Salão Nobre – Bloco 23 – IPUSP