Teses

Ano 2009

Girando o cata-vento: sofrimento e cuidado na psicanálise do Ser e Fazer

Autora: Clarissa Medeiros
Autora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar os fundamentos psicopatológicos exigidos pela psicanálise winnicottiana, concebida como cuidado à continuidade de ser, quando se busca coerência ética e epistemológica entre o olhar psicopatológico, a intervenção terapêutica e a antropologia implícita. Justifica-se por abordar a questão nuclear relativa à articulação existente entre teoria e clinica, no contexto da percepção de importantes estudiosos acerca da incompatibilidade entre o ser e o fazer
clínico, que se desenvolve a partir do holding e do manejo do setting, e a adoção de modelos pulsionais, que pensam o psíquico segundo configurações fisicalistas. Metodologicamente, realizamos um estudo
teórico-reflexivo a partir de três produções discursivas. A primeira consiste na apresentação dos contornos que caracterizam a clinica winnicottiana como cuidado à continuidade do ser, focalizando objetivos do tratamento, modalidades interventivas e sua inter relação. Esta apresentação, que assume uma discursividade teórico-conceitual, é retomada, ao longo do texto, por meio de narrativas de experiências clínicas, que favorecem o estabelecimento de um contato próximo e concreto com o solo clinico e experiencial a partir do qual este estudo se forjou. As duas outras produções discursivas consistem na introdução dos modelos teóricos estrutural- pulsional e estrutural- relacional, que são estudados de modo a detectarmos as linhas de força a partir das quais se organizam. O quadro
assim configurado permite concluir que uma teorização psicopatológica relacional é não apenas possível, como indispensável, pois só deste modo se podem evitar reducionismos organicistas e fisicalistas.

Palavras-chaves: psicopatologia, psicanálise, Winnicott, D.W., psicoterapia, intervenção psicoterapêutica.

Medeiros, C. (2009) Girando o cata-vento: sofrimento e cuidado na psicanálise do ser e fazer. (Tese Doutorado em Psicologia Clínica). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 132p.


Ser e Fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clínica winnicottiana

Autora: Christiane Isabelle Couve de Murville Camps
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente a potencialidade mutativa de oficinas de teatro espontâneo no atendimento a adolescentes em fase de escolha profissional, que concebemos,
winnicottianamente, como gesto espontâneo quando pode se dar de modo emocionalmente amadurecido e integrado. O trabalho foi realizado com sete estudantes de escola particular, durante duas semanas, em cinco sessões grupais de até três horas de duração. O acontecer clínico seguiu a configuração das oficinas “Ser e Fazer”, que se caracterizam pelo uso de materialidades mediadoras, pela adoção do holding como intervenção essencial e pela prática de contínuo diálogo com o pensamento winnicottiano. Foram então elaboradas narrativas psicanalíticas, consideradas à luz do método psicanalítico, no sentido da busca de evidências de transformações dos campos psicológicos-vivenciais.
A partir das análises, foi possível constatar a ocorrência de transformações significativas na experiência emocional relativa à escolha profissional, que podem ser atribuídas ao fato de os jovens terem podido utilizar transicionalmente um ambiente fundamentalmente sustentador.

Palavras-chave: Adolescentes, Escolha profissional, Psicanálise, Teatro de espontaneidade, Winnicott Donald Woods 1896-1971, Ser e Fazer

Camps, Christiane Isabelle Couve de Murville. (2009) Ser e Fazer na escolha profissional: Atendimento diferenciado na clínica winnicottiana. Tese de Doutorado em Psicologia Clínica – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 204p.


Irrealidade, futilidade e vazio: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea

Autora: Ana Carla Silvares Pompêo de Camargo Aros
Orientadora: Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
A presente investigação aborda fenômenos clínicos, habitualmente referidos como vivências de futilidade, irrealidade e vazio existencial, que têm sido descritos por Winnicott como impossibilidade de se sentir vivo e real. Apresentando-se como fundamento afetivo de uma ampla gama de manifestações sintomáticas, que incluem tanto as psicoses como as condições borderlines, são uma forma radical de sofrimento que, segundo vários autores, vem-se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, cujos contornos buscamos apreender a partir do pensamento sociológico de Bauman.
O trabalho organiza-se, metodologicamente, ao redor da abordagem psicanalítica de um acontecer humano de caráter ficcional,veiculado por meio de produção cinematográfica de 1999 intitulada Clube da Luta. A história encenada foi elaborada como narrativa psicanalítica a partir da observação da regra
fundamental para, a seguir, ser considerada em termos da captação de campos de sentido afetivo-emocional. Foram criados/encontrados sete campos diversos, que se configuram como integrantes de um campo maior, denominado “ser ou não ser”, correspondente ao drama existecial da busca desesperada de uma vida que possa ser sentida como pessoal e verdadeira. Estabelecendo interlocuções com Winnicott e Bauman, foi possível concluir que a problemática clínica estudada articula-se intimamente às novas formas de organização da sociedade líquido-moderna que, de modo paradoxal, incrementam um certo tipo de individualismo enquanto dificultam o amadurecimento pessoal no sentido do desenvolvimento da capacidade de se sentir vivo, real e capaz de gestualidade espontânea e transformadora de si e do mundo.

Palavras-chaves: Psicanálise, Winnicott, Bauman, Sociedade Contemporânea, Falso e Verdadeiro Selfie, Psicose e “Clube da Luta”

Camargo-Aros, A. C. S. P. (2009) Irrealidade, Futilidade e Vazio: Sofrimentos Radicais e Sociedade Contemporânea. Tese. (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, 216p.

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