Artigos Publicados em Revistas Científicas

 

Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo

Aline Vilarinho Montezi, Katia Panfiete Zia, Miriam Tachibana, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo
A partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “mundo vegetativo”, “separando o joio do trigo” e “criança feliz, adolescente infeliz”. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida.

Palavras-chave: professor, imaginário coletivo, adolescência

Como citar – How to cite this paper
Montezi, A. V., Zia, K. P., Tachibana, M. & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2011). Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo. Revista Psicologia em Estudo, V.16 (2), 299-305


 

Narrativa interativa e psicanálise

Tania Mara Marques Granato, Elisa Corbett, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo
Desde sua origem a Psicanálise tem se ocupado das narrativas de pacientes que tecem suas vidas em histórias, reconhecendo nesse gênero expressivo da dramática humana a fonte de suas investigações. Além disso, os psicanalistas têm feito uso de narrativas transferenciais a fim de comunicar suas experiências clínicas à comunidade científica, contribuindo para a produção de conhecimento nessa área. A afinidade orgânica que une o narrar ao viver autoriza-nos a conceber a narrativa como modalidade de elaboração afetivo-emocional do vivido. Seguindo o percurso que nos conduz da narrativa do paciente à narrativa do clínico, chegamos às narrativas interativas como proposta metodológica que retoma o narrar em seu potencial heurístico e restitui a interlocução como locus da produção de conhecimento em ciências humanas. A título de ilustração, apresentamos uma das narrativas interativas criadas como convite à elaboração de um conflito materno, seguida da narrativa de um dos participantes de um grupo-piloto.

Palavras-chave: Narrativa, psicanálise, maternidade

Como citar – How to cite this paper
Granato, T. M. M., Corbett, E. & Vaisberg, T. M. J. A. (2011). Narrativa interativa e psicanálise. Revista Psicologia em Estudo, V.16 (1), 149-155.


Narrativas interativas na investigação do imaginário coletivo de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado materno

Tania Mara Marques Granato, Miriam Tachibana, Tania Maria José Aiello Vaisberg,

Resumo
A partir de nossa experiência clínica com gestantes e mães, interrogamo-nos sobre a possibilidade de que parte do sofrimento materno pudesse estar associado à falta ou insuficiência de suporte familiar e social. Intrigadas com o lugar que a maternidade ocupa hoje em nossa sociedade, propusemo-nos a investigar o imaginário coletivo de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado materno, tendo em vista sua função moduladora de relações sociais e profissionais. Solicitamos a 14 enfermeiras que completassem individualmente uma história materna fictícia, especialmente elaborada para este estudo, produzindo-se uma narrativa interativa. A abordagem psicanalítica das narrativas revela uma profunda dicotomia entre o ideal materno e a vivência concreta da maternidade. Imagens socialmente produzidas, como a idealização da figura materna e a fascinação pelo bebê recém-nascido distanciam tais profissionais da integração dos próprios sentimentos ambivalentes em relação à maternidade, contrastando com o cuidado sensível e ético da dupla mãe-bebê.

Palavras-chave narrativas, maternidade, imaginário coletivo, psicanálise, enfermagem

Como citar – How to cite this paper
Granato, T. M. M., Tachibana, M. & Vaisberg, T. M. J. A. (2011). Narrativas interativas na investigação do imaginário coletivo de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado materno. Revista Psicologia & Sociedade, V.23, 81-89.
https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000400011

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20