Representações sociais de professores sobre o adolescente problema
Tania Maria José Aiello Vaisberg, Christiane Isabelle Couve de Murville Camps
Resumo
Tendo como objetivo fundamental a atenção psicoprofilática ao adolescente da rede pública de ensino, esta pesquisa-intervenção psicanalitica focaliza as representações sociais de professores sobre o adolescente-problema, a partir do procedimento desenho-estória com tema, analisados de acordo com a Teoria Psicanalítica dos Campos. Um corpus composto por vinte e nove produções permitiu discriminar a presença de dois campos ou inconscientes relativos: “constitucionalidade” e “problemas da vida”. Em sessão devolutiva foi possivel realizar trabalho de elaboração reflexiva que incidiu diretamente sobre as relações estabelecidas entre professores e adolescentes no ambiente escolar.
Palavras-chave: representações sociais, adolescentes, professores, escola
Como citar – How to cite this paper
Vaisberg, T. M. J. A. & Camps. C. I. C. (2002) Representações sociais de professores sobre o adolescente problema. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, Especial Temática, 353-361.