Artigos Publicados em Revistas Científicas

Reflexões sobre Holding e Sustentação como gestos psicoterapêuticos

Clarissa Medeiros, Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O presente estudo se insere em um conjunto de pesquisas que indicam que mudanças clínicas significativas, consistentes e duradouras podem ser alcançadas quando o paciente pode usufruir de uma experiência emocional de sustentação. Estabelece como objetivo contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada deste delicado modo de ação psicoterapêutica, abordando-o à luz de dois fenômenos: o de experiência completa e o da oferta do tempo. Articula-se, em termos metodológicos, ao redor de um estudo de caso, que é apresentado sob forma de narrativa transferencial e reconsiderado no contexto de interlocução com o pensamento de D. W. Winnicott. Esta démarche investigativa permite concluir que este tipo de trabalho clínico não se funda no domínio da técnica e sim no cultivo, por parte do terapeuta, de um posicionamento existencial de reconhecimento das necessidades do outro, vale dizer, num registro ético.

Palavras-chave: psicanálise, psicoterapia, D. W. Winnicott, intervenção, holding

Como citar – How to cite this paper
Medeiros, C., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2014). Reflexões sobre o holding e sustentação como gestos psicoterapêuticos. Revista Psicologia Clínica, v. 26, n. 2, pp. 49-62.


O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre a vida saudável

Alex Fialho, Aline Vilarinho Montezi, Fabiana Follador e Ambrósio, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável. Metodologia: Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema “uma pessoa que leva uma vida saudável”. As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido. Resultados: O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado “responsabilidade individual”, que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais. Conclusões: O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais.

Palavras-chave: Imaginário coletivo, hábitos saudáveis, promoção de saúde, estudantes de educação física

Como citar – How to cite this paper
Fialho, A., Montezi, A. V., Ambrosio, F. F., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2014). O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre a vida saudável. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, V.36(3), 626-631.
https://doi.org/10.1590/2179-325520143630005


Produções imaginativas sobre dificuldades sexuais: um estudo psicanalítico

Elisa Corbett, Fabiana Follador e Ambrosio, Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
Objetivamos investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre dificuldades sexuais, tendo em vista que queixas relativas à esfera sexual da vida humana são comuns na prática psicológica. Realizamos entrevistas coletivas com três grupos de alunos, usando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema como recurso facilitador. Obtivemos, assim, 47 produções. Tais comunicações foram interpretativamente consideradas, de acordo com o método psicanalítico, permitindo a produção de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “Falha mecânica”, “Até que a morte nos separe”, “Quem sou eu?” e “Rejeição”. O quadro geral revela um imaginário conservador, a partir do qual podem emergir condutas preconceituosas e excludentes e que persiste apesar de inegáveis conquistas de movimentos sociais que focalizam as questões de gênero.

Palavras-chave: sexualidade; imaginário coletivo; preconceito; psicanálise

Como citar – How to cite this paper
Corbett, E., Ambrosio, F. F., Gallo-Belluzzo, S. R., & Vaisberg, T. M. J. A. (2014). Produções imaginativas sobre dificuldades sexuais: um estudo psicanalítico. Revista Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 3.
https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000300024

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20