Artigos Publicados em Revistas Científicas

 

The thematic drawing-and-story procedure in qualitative research: an integrative review
Procedimento de desenhos-estórias com tema em pesquisas qualitativas: uma revisão integrativa

Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Gisele Meirelles Fonseca, Tânia Maria José Aiello-Vaisberg

Abstract:
Conducting qualitative psychological research that addresses controversial, embarrassing or politically correct issues demands measures that facilitate the expression of participants’ subjective positions. By motivating imaginative associations, mediating resources seem to meet this need well, entailing it deserves to be studied. Methodologically organized as an integrative literature review based on consultations of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Electronic Journals in Psychology (PEPsic), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) and The United States National Library of Medicine (PubMed), the present article aims to investigate the use of the Thema tic Drawing-and-Story Procedure (PDE-T) in qualitative investigations. The chosen databases have provided 25 articles published between 2017 and 2023 and used as a sole resource or accompanied by others. Approaching various populat ions and various phenomena with different theoretical frameworks, these studies, according to this review, show that the use of the PDE-T favours the generation of significant, reliable and useful empirical material in the production of comprehensive knowledge. Therefore, there is a body of knowledge that makes it possible to affirm that the PDE-T is an important and promising interview mediator in the field of qualitative research.

Keywords: thematic drawing-and-story procedure; qualitative research; literature review

Resumo:
A realização de pesquisas psicológicas qualitativas, que versam sobre questões polêmicas, constrangedoras ou que se encontram sob exigência do politicamente correto, demanda medidas que facilitem a expressão do posicionamento subjetivo dos participantes. Motivando associações imaginativas, recursos mediadores parecem atender bem a essa necessidade, o que merece ser estudado. Organizando-se metodologicamente como revisão integrativa de literatura, a partir de consultas à Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPsic), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e The United States National Library of Medicina
(PubMed), o presente artigo tem como objetivo pesquisar o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em investigações qualitativas. Constatou-se, a partir das consultas às bases escolhidas, que 25 artigos, publicados entre 2017 e 2023, utilizaram-no como recurso único ou acompanhado de outros. Abordando várias populações e diversos fenômenos, a partir de diferentes referenciais teóricos, a análise desses trabalhos indica que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema favoreceu a geração de material empírico significativo, confiável e útil na produção de conhecimento compreensivo. Portanto, pode-se considerar que existe um corpo de conhecimentos que possibilita afirmar que o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema se configura como um importante recurso mediador de entrevista
e promissor no campo das pesquisas qualitativas.

Palavras-Chave: procedimento de desenhos-estórias com tema; pesquisa qualitativa; revisão de literatura

Como citar – How to cite this paper
Gallo-Belluzzo, S. R., Fonseca, G. M., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2024) The thematic drawing-and-story procedure in qualitative research: an integrative review. Boletim Academia Paulista de Psicologia. Volume 44, nº 6, 1-12.
DOI: 10.5935/2176-3038.20240012


“The one who takes care is the mother”: Legal mediators’ child care imaginary
“Quem cuida é a mãe”: imaginário de mediadores judiciais sobre cuidado infantil

Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Gisele Meirelles Fonseca-Inacato, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Abstract:
Objective
Investigate child care collective imaginaries, a focus justified by the social and family
transformations resulting from the massive insertion of women into the labor market.
Method The study is organized methodologically from the perspective of concrete psychoanalytic
psychology, articulating the use of the psychoanalytic method with relational theorizations.
The research involves collective psychological interviews, in which 12 judicial mediators were
interviewed through the Thematic Drawing and Story Procedure.

Results
The psychoanalytical consideration of the material allowed the interpretative production of
four affective–emotional meaning fields.

Conclusion
The general picture indicates that a conservative imaginary prevails in which the best child
care is provided by the biological mother in the contexts of both the nuclear family and the
matrifocal family while also maintaining a friendly bond with the father.

Keywords: Child care; Gender-based division of labor; Parenting; Psychoanalysis; Resolution,
conflict.

Resumo:
Objetivo

Investigar imaginários coletivos sobre cuidado infantil, justificando-se face a transformações sociais e familiares decorrentes da maciça inserção da mulher no mundo laboral.

Método
Organizou-se metodologicamente na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta, referencial que articula o uso do método psicanalítico com teorizações relacionais. Concretizou-se pela realização de entrevistas psicológicas coletivas, durante as quais 12 mediadores judiciais foram abordados por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema.

Resultado
A consideração do material permitiu a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional.

Conclusão
O quadro geral indica o predomínio de um imaginário conservador, conforme o qual o melhor cuidado infantil é aquele proporcionado pela mãe biológica no contexto da família nuclear ou da família matrifocal que mantém vínculo amistoso com o pai.

Palavras-chave: Cuidado da criança; Divisão do trabalho baseado no gênero; Poder familiar; Psicanálise;
Resolução de conflitos.

Como citar – How to cite this paper
Fonseca-Inacarato, G. M., Gallo-Belluzzo, S. R., & Aiello-Vaisberg, T. M. J.. (2023). “The one who takes care is the mother”: Legal mediators’ child care imaginary. Estudos De Psicologia (campinas), 40, e210126. https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e210126


“Louco sim, drogado não”: o imaginário de profissionais da saúde mental

Cristiane Helena Dias Simões, Tomíris Forner Barcelos, Débora Ortolan Fernandes de Oliveira, Carlos Del Negro Visintin, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Considerando que as práticas clínicas se baseiam tanto em conhecimentos científicos como em
crenças e valores nem sempre conscientes, este estudo objetiva investigar o imaginário coletivo de
profissionais de saúde mental sobre o paciente psiquiátrico, na perspectiva da psicologia psicanalítica
concreta. Justifica-se, portanto, desde o interesse em aperfeiçoar a qualidade do atendimento, tendo
em vista tanto o benefício dos pacientes, como a melhoria das condições de exercício profissional. A
partir de uma entrevista psicológica coletiva, articulada ao redor do uso do Procedimento de Desenhos
Estórias com Tema, abordamos sete profissionais de nível superior que trabalham em equipamento de
saúde mental. A consideração do material permitiu a produção interpretativa de dois campos de
sentido afetivo-emocional: “Sofredores psicóticos” e “Impostores dependentes”. O quadro geral apre
senta a coexistência de visões solidárias e éticas diante do psicótico com visões preconceituosas e
hostis em relação ao dependente químico. Esse contraste se baseia sobretudo na dificuldade em
perceber que a base motivacional do uso da droga seria o sofrimento emocional. Como um todo, esse
cenário permite pensar que a reforma psiquiátrica gerou transformações que promovem acolhimento,
mas que ainda permanecem estigmas a serem superados.

Palavras-chave: profissionais; saúde mental; reforma psiquiátrica; imaginário coletivo; dependência
química.

Como citar – How to cite this paper
Simões, C. H. D., Barcelos, T. F., Oliveira, D. O. F., Visintin, C. D. N., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2023) Louco sim, drogado não”: o imaginário de profissionais da saúde mental. Interações em Psicologia, Volume 27,
https://dx.doi.org/10.5380/riep.v27i1.79722


Maternidade em Situação de Cuidado Infantil Ampliado: Investigação Psicanalítica

Carlos Del Negro Visintin, Gisele Meirelles Fonseca-Inacarato, Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de mães sobre cuidados ampliados e prolongados de crianças que apresentam condições medicamente diagnosticáveis, em tempos de dupla jornada feminina, na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. O estudo se articulou metodologicamente por meio da abordagem de 13 relatos, disponibilizados online, de mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A consideração do material permitiu a produção interpretativa de campos de sentido afetivo-emocional. O quadro geral indica sofrimento emocional materno em decorrência da fantasia de que a saúde e o bem-estar dos filhos se encontram inteira e exclusivamente sob sua responsabilidade.

Palavras-chave: maternidade, cuidado da criança e psicanálise

Como citar – How to cite this paper
Visintin, C. D. N., Fonseca-Inacarato, G. M., Gallo-Belluzzo, S. R., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2023) Maternidade em Situação de Cuidado Infantil Ampliado: Investigação Psicanalítica. Psicologia em Revista, Volume 17, 2023, e35721.
DOI: 10.34019/1982-1247.2023.v17.35721


Lutando para Existir Experiência Vivida e Sofrimento Social de Pessoas Transgêneras

Gustavo Renan de Almeida da Silva, Tomíris Forner Barcelos, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Este artigo tem como objetivo investigar a experiência vivida por pessoas transgêneras na perspectiva da psicologia psicanalítica concreta. Organiza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, com o uso do método psicanalítico, na investigação de 13 vídeos do YouTube, nos quais pessoas que se identificam como transgêneras relatam suas experiências de vida. A consideração desse material permitiu a proposição interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: perverso e degenerado e ser ou não ser verdadeiro. Tomando Monique Wittig e Donald Winnicott como interlocutores privilegiados para refletir sobre esses campos, chegamos a um quadro que indica que a cisheteronormatividade pode ser considerada uma violência radical na medida em que se coloca contra o self, encarando a sexualidade de modo reducionista e atacando o próprio sentir pessoal que é fonte de criatividade e espontaneidade.

Palavras-chave: gênero, transgênero, sofrimento social, psicologia psicanalítica concreta

Como citar – How to cite this paper
Silva, G. R. de A. da ., Barcelos, T. F. ., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2022). Lutando para Existir: Experiência Vivida e Sofrimento Social de Pessoas Transgêneras. Revista Subjetividades22(2), e12240. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i2.e12240

 


Sofrimento de meninas adolescentes na série 13 reasons why: Um estudo psicanalítico

Natália Del Pontes de Assis, Andreia de Almeida Schulte, Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Tânia Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Objetiva-se investigar o sofrimento de meninas adolescentes na perspectiva da psicologia psicanalítica
concreta, referencial que se define pelo uso do método psicanalítico e de teorizações de tipo relacional.
Justifica-se na medida em que há indícios de que a adolescência feminina corresponde a uma fase
potencialmente vulnerável ao sexismo e à violência, que geram efeitos traumáticos. Organiza-se metodologicamente por meio do estudo psicanalítico da série televisiva 13 reasons why, que tematiza
manifestamente a questão. Exposições ao material, em estado de atenção flutuante e associação livre
de ideias, permitiram a interpretação de dois campos de sentido afetivo-emocional: “Vadias ou certinhas” e “Sem aprovação não sou ninguém”. O quadro geral revela imaginários conservadores e opressores que, ao incitarem a submissão feminina, atacam a tendência humana básica de posicionar-se de
modo espontâneo diante da própria existência, determinando efeitos nocivos sobre a subjetividade da
menina adolescente.

Palavras-chave: adolescência, feminismo, sofrimento, psicanálise, metodologia, 13 reasons why

Como citar – How to cite this paper
Assis, N. D. P,; Schulte, A. A.; Gallo-Belluzzo, S. R., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2022). Sofrimento de meninas adolescentes na série 13 reasons why: Um estudo psicanalítico. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 24(2).


Estudo psicanalítico do filme “Divórcio: até que o amor exploda”

Gisele Meirelles Fonseca-Inacarato; Sueli Regina Gallo-Belluzzo; Tânia Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a idealização imaginativa do vínculo conjugal que motiva o casamento, mas compromete sua continuidade e o provimento de cuidado aos filhos. O estudo se articulou metodologicamente por meio da abordagem do filme brasileiro “Divórcio: até que o amor exploda”, de Pedro Amorim, que permite uma clara apreciação psicanalítica da configuração vincular entre cônjuges, sustentando a produção interpretativa de três campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos ao enredo: “Até que a morte nos separe”, “Era vidro e se quebrou” e “Usando os filhos”. Deixando claramente demonstrada a imaturidade da idealização, esse estudo aponta para a importância de debate sobre novas formas de associação entre conjugalidade e parentalidade.

Palavras-chave: Relações Conjugais; Parentalidade; Cinema; Método Psicanalítico.

Como citar – How to cite this paper
Fonseca-Inacarato, G. M., Gallo-Belluzzo, S. R., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2022). Estudo psicanalítico do filme “divórcio”: até que o amor exploda. Revista da SPAGESP, 23(1), 146-158.
https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a12


Maternagem de filhos com dificuldades graves de desenvolvimento

Marina Miranda Fabris-Zavaglia, Carlos Del Negro Visintin, Tânia Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Considerando que o cuidado infantil é socialmente visto como responsabilidade materna, justifica-se a realização de pesquisas que abordem as maneiras pelas quais se concretiza tal tarefa. A presente investigação objetiva compreender a experiência de mães de filhos que apresentam dificuldades no processo de conquista de independência. Delineia-se por meio da abordagem de mães de crianças autistas, tendo em vista que tal condição representa, de modo emblemático, situações de vida nas quais o cuidado infantil se intensifica e se faz duradouro. O material de pesquisa foi produzido a partir de quatro entrevistas psicológicas individuais, organizadas ao redor do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. A consideração psicanalítica do material permitiu a produção interpretativa de três campos de sentido afetivo-emocional: “É culpa da mãe”, “Dedicando-se exclusivamente” e “Cuidado espontâneo”. O quadro geral revela que a experiência materna pode tanto se realizar de modo angustiante, quanto fluir como gesto espontâneo de atendimento do filho.

Palavras-chave: maternidade, práticas de criação infantil, autismo, psicanálise–metodologia

Como citar – How to cite this paper
Fabris-Zavaglia, M. M., Visintin, C. D. N., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2022). Maternagem de filhos com dificuldades graves de desenvolvimento. Psico53(1), e37103.
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.37103

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20