A gravidez precoce no imaginário coletivo de adolescentes
Mariana Leme da Silva Pontes, Tomíris Fornecer Barcelos, Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo
Os objetivos do presente estudo foram compreender como os adolescentes contemporâneos veem a si mesmos e a sociedade atual. Para tanto, contatamos estudantes do último ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Solicitaram-se a um grupo de treze adolescentes que fizessem, individualmente, desenhos-estórias sobre o tema “Um jovem dos dias de hoje”. Consideraram-se, neste trabalho, treze desenhos-estórias em que havia menção explícita à gravidez precoce. Fazendo uso do método psicanalítico, captou-se um campo de sentido afetivo-emocional denominado “crime e castigo”, relativo à crença de que a gestação corresponderia a uma punição da moça por ter tido relação sexual. Ora essa moça poderia morrer, em sentido literal ou figurado, vendo seus ideais se tornarem irrealizáveis, ora poderia ser abandonada por seus pais ou pelo parceiro que “espertamente” deixaria de arcar com as consequências. Reflete-se sobre até que ponto pais, educadores e a sociedade estariam lidando com a sexualidade adolescente pela via da submissão das meninas pelo terror, não favorecendo seu gesto espontâneo.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência; Imaginário coletivo; Procedimento desenhos-estórias com tema; Psicanálise; Sofrimento humano
Como citar – How to cite this paper
Pontes, M. L. S., Barcelos, T. F., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2010). A gravidez precoce no imaginário coletivo de adolescentes. Revista Psicologia: teoria e prática, Vol.12(1), 85-96.
Acordes do sofrimento humano
Clarissa Medeiros, Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo
Este trabalho investiga os fundamentos psicopatológicos exigidos pela psicanálise winnicotiana, articulando-se metodologicamente por meio de reflexões teórico-críticas de textos deste autor. Percebeu-se que seu pensamento alinha-se coerentemente com a adoção de um modelo psicopatológico relacional sui-generis, que se opõe e repele uma perspectiva pulsional, valorizando a singularidade pessoal autêntica e os vínculos inter-humanos. Descortina-se, desse modo, uma visão diferenciada da saúde emocional, a qual traz consigo importantes implicações clínicas.
Palavras-chave: Psicanálise, psicopatologia, D.W. Winnicott
Como citar – How to cite this paper
Medeiros C.; Vaisberg, T. M. J. A. (2010). Acordes do sofrimento humano. Contextos Clínicos, 3(2), 97-105.
http://10.4013/ctc.2010.32.03
O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos
Maria Auxiliadora Motta Barreto, Tania Maria José Aiello Vaisberg
Resumo
Este trabalho é o relato de uma investigação psicanalítica do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna. A pesquisa foi organizada como
uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idades variando entre 15 e 21 anos, durante a qual foi usado o procedimento de desenhos-estórias com tema. A abordagem psicanalítica do material clínico permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais não conscientes: “fusões e confusões”, “um mundo paralelo”, “visão negativa do futuro” e “as escolhas”. O estudo indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia.
Palavras-chave: adolescência; imaginário coletivo; procedimento de desenho-estória com tema; psicanálise; D. W. Winnicott.
Como citar – How to cite this paper
Barreto, M. A. M., Vaisberg, T. M. J. A. (2010). O tornar-se adulto no imaginário coletivo de adolescentes interioranos. Psicologia Revista, V.16 (2), 310-329.