Artigos Publicados em Revistas Científicas

Iluminando o self: uma experiência clínica psicanalítica não convencional

Vera Lúcia Mencarelli, Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo
O artigo apresenta a narrativa de uma experiência psicanalítica em enquadramento clínico diferenciado com pacientes soropositivos para o HIV. Os portadores do HIV estão potencialmente sujeitos a vivências de estados agônicos em função do diagnóstico, do convívio e da severidade do tratamento de sua condição de soropositividade. As autoras foram levadas a buscar um enquadre clínico que contemplasse com maior pertinência o sofrimento existencial daquelas pessoas. A experiência clínica foi inspirada pela psicanálise winnicottiana. Utilizando a confecção de velas ornamentais como materialidade mediadora, isto é, como forma de contato com os pacientes, as autoras tomam “o brincar” como paradigma para a instalação do campo clínico e o “jogo do rabisco” como modelo. O artigo visa apresentar um empreendimento fielmente ancorado na utilização do método psicanalítico, aqui compreendido como ruptura/transformação do campo das agonias impensáveis.

Palavras-chave: enquadre diferenciado; materialidade mediadora; método psicanalítico; sofrimento humano

Como citar – How to cite this paper
Mencarelli, V., & Vaisberg, T. M. J. A. (2005) Iluminando o self: uma experiência clínica psicanalítica não convencional. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. V. 22, n. 4.
DOI https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400009


O Ser e o Fazer na Clínica Winnicottiana

Tania Maria José Aiello-Vaisberg, Fabiana Follador e Ambrosio

Resumo
O artigo apresenta o uso de enquadres clínicos diferenciados de acordo com os estilos clínicos ser e fazer. Articula o pensamento winnicottiano sobre o brincar com as idéias de Huizinga sobre mundos temporários para brincar e as contribuições de Séchehaye relativas ao tratamento psicanalítico do sofrimento esquizofrênico.

Palavras-chave: Enquadres diferenciados; brincar; mundos temporários; estilo clínico ser e fazer

Aiello-Vaisberg, T. M. J., & Ambrosio, F. F. (2005) O Ser e Fazer na Clínica Winnicottiana. Revista Mudanças Psicologia da Saúde. V. 13(2), 343-363.
Doi: http://10.15603/2176-1019/mud.v13n2p343-363


 

Transicionalidade e Ensino de Psicopatologia: pensando “aulas práticas” com Winnicott

Tania Maria José Aiello-Vaisberg, Maria Cristina Lousada-Machado

Resumo:
O uso de procedimentos psicodramáticos e de material clínico retirado de casos reais ou ficcionais tem sido entendido como o estabelecimento de um enquadre de ensino transicional, que permite ao aluno aproximar-se da realidade do sofrimento psíquico de modo paulatino e suportável. Evita-se, deste modo, a desmasiada ativação de mecanismos de defesa, seguindo-se o padrão preconizado por Winnicott (1945) para o estabelecimento de contacto sadio do ser humano com a realidade. Inicialmente o sujeito deve estar protegido por vivências ilusórias, as quais paradoxalmente, possibilitarão o acesso pleno a uma vinculação verdadeira, criativa e transformadora do real.

Palavras-chave: Transicionalidade, psicopatologia, winnicott, criatividade, ilusão

Como citar – How to cite this paper
Aiello-Vaisberg, T. M. J. & Lousada-Machado, M. C. (2005) Transicionalidade e ensino de psicopatologia: pensando “aulas práticas” com Winnicott. Passages de Paris, 1, 176-185.

Transitionnalité et enseignement de la psychopathologie: réflexion sur les “cours pratiques” à partir de Winnicott

Tania Maria José Aiello-Vaisberg, Maria Christina Lousada Macahado

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