Artigos Publicados em Revistas Científicas

O imaginário de adolescentes sobre o vestibular: um estudo psicanalítico

Sueli Regina Gallo-Belluzzo, Marcela Casacio Ferreira-Teixeira, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo
Um grupo significativo de adolescentes brasileiros, em sua maioria de classe média, realiza o processo de vestibular visando a ingressar no ensino superior. Tal processo pode provocar ansiedade e insegurança clinicamente relevantes. O presente estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário de adolescentes em relação ao vestibular. Foi realizada entrevista coletiva com nove estudantes do último ano do ensino médio, mediada pelo uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As manifestações dos participantes sustentam a interpretação de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: “responsabilidade individual” e “chave para o sucesso”. O quadro geral revela que a aprovação é concebida como fruto direto da competência e talento do jovem, que lhe garantiriam uma vida de sucesso profissional, segundo uma visão simplificadora, que desconsidera a importância do contexto social.

Palavras-chave: adolescentes; vestibular; imaginário coletivo; pesquisa qualitativa; psicanálise

Como citar – How to cite this paper
Gallo-Belluzzo, S. R.; Ferreira-Teixeira, M. C.; & Vaisberg, T. M. J. A (2017). O imaginário de adolescentes sobre o vestibular: um estudo psicanalítico. Revista Paidéia (Ribeirão Preto) 27 (Suppl 01).
Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201705>


Enquadres diferenciados ser e fazer: a princesinha e o veneno da planta da floresta

Vera Lúcia Mencarelli, Adriana Micelli Baptista, Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
Este trabalho objetiva pesquisar a potencialidade mutativa do uso de histórias ficcionais personalizadas para revelar diagnóstico de doença orgânica para crianças e adolescentes. Articula-se ao redor de sessões de atendimento psicológico de uma adolescente HIV+, registradas sob a forma de narrativas transferenciais e apreciadas à luz do Procedimento de Ambrosio e Vaisberg de avaliação de benefícios psicoterapêuticos. Por essa via, foi possível constatar que o uso da história favoreceu uma experiência mutativa de transição desde um posicionamento defendido e dissociado para outro mais integrado e menos ansioso, caracterizado pela possibilidade de maior tolerância ao sofrimento quando o pertencimento à vida comum é oferecido. Interlocuções clínico-reflexivas com a psicanálise winnicottiana finalizam o texto, evidenciando a passagem do diagnóstico HIV+ de objeto subjetivo para objeto pertencente ao mundo compartilhado.

Palavras-chave: crianças com HIV; comunicação do HIV; método psicanalítico; enquadres diferenciados; mudança psicoterapêutica

Como citar – How to cite this paper
Mencarelli, V. L., Baptista, A. M., & Vaisberg, T. M. J. A (2017). Enquadres diferenciados ser e fazer: a princesinha e o veneno da planta da floresta. Revista Estilos da Clínica. V. 22 (2), 319-338.
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p319-338


Estilo Clínico ser e fazer: resposta crítico-propositiva a despersonalização e sofrimento social

Tania Maria José Aiello Vaisberg

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo propor, fundamentar e ilustrar uma modalidade de atendimento clínico, criada há duas décadas na Universidade de São Paulo com vistas à implantação em contextos institucionais, conhecida como estilo clínico Ser e Fazer, que tem revelado comprovada eficácia clínica na abordagem de variadas condições, que envolvem personalização, como os sofrimentos sociais. Para tanto, expõe seus fundamentos teóricos, que se situam numa articulação entre as exigências epistemológicas da psicologia concreta e uma leitura não desenvolvimentista do pensamento winnicottiano. Realiza, também, uma revisão critica da psicopatologia psicanalítica e questiona um certo uso das series complementares freudianas, que supervaloriza de modo apriorístico a experiência emocional infantil, enquanto subestima os acontecimentos da vida adulta, que se imbricam claramente com as condições da vida social. Por esta via, assume a proposição de uma clínica baseada no holding com vistas a favorecer experiências de integração, que são concebidas como forma de superação dos efeitos de interações patológicas despersonalizantes, por meio das quais se expressam discriminação, exclusão e opressão social. Um caso clínico é apresentado com vistas a tornar a exposição mais vívida e concreta. Como conclusão, afirma a importância da psicologia clínica que não se confunde com intervenções que buscam transformações da realidade social. Como conclusão, o texto afirma a importância e especificidade da psicologia clínica na abordagem do sofrimento social

Palavras-chave: sofrimentos sociais; despersonalização; estilo clínico Ser e Fazer

Como citar – How to cite this paper
Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2017). Estilo Clínico ser e fazer: resposta crítico-propositiva a despersonalização e sofrimento social. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, Vol.37, n.92, 41-62.


Maldade, drogas ou desespero: o imaginário sobre a mãe que abandona seu bebê

Marcela Casacio Ferreira-Teixeira e Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo sobre a mãe que abandona o bebê. Justifica-se no contexto do reconhecimento de que o fenômeno do abandono infantil encontra, em nosso país, vinculado ao fato de largos contingentes populacionais viverem em condições de precariedade social, o que cria um grave problema relativo à proteção e guarda de crianças e adolescentes. Organiza-se como estudo qualitativo de 44 notícias jornalísticas acessíveis em site que reproduz notícias publicadas em jornais impressos. A consideração deste material permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, “Sub Judice”, que contém três subcampos: “Mãe malvada”, “Mãe desesperada” e “Mãe drogada”. O quadro geral indica que a mulher que abandona seu bebê figura no imaginário como autora de ato delinquencial, que seria motivado por deficiências de caráter, que se expressam como crueldade ou como abertura para o uso abusivo de drogas, ou por dificuldade em enfrentar problemas. Cabe concluir que tais imagens podem comprometer a visão da
condição da mulher como ser humano submetido a condições de precariedade socioeconômica e de desigualdade de gênero, que geram sofrimentos sociais importantes abrangendo desamparo, humilhação e injustiça.

Palavras-chave: abandono; criança abandonada; imaginário; maternidade; mulheres

Como citar – How to cite this paper
Ferreira-Teixeira, M. C. & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2017). Maldade, drogas ou desespero: o imaginário sobre a mãe que abandona seu bebê. Memorandum, 33, 128-141.


Maternidade e sofrimento social em mommy blogs brasileiros

Carlos Del Negro Visintin, Tania Maria José Aiello-Vaisberg

Resumo:
Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo sobre a maternidade. Justifica-se na medida em que esta, apesar de suas facetas gratificantes, parece associada, na contemporaneidade, a sofrimentos socialmente determinados. Organiza-se pelo uso do método psicanalítico, operacionalizado em termos de procedimentos investigativos de levantamento, seleção, registro e interpretação de postagens de blogues pessoais brasileiros. A consideração do material permite a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: “Sou mãe, logo existo” e “Mãe exclusiva”. Tais campos indicam a prevalência, no conjunto do material, de um imaginário coletivo que favorece o sofrimento emocional com pesadas exigências à mulher.

Palavras-chave: maternidade; sofrimento social; imaginário coletivo; mommy blogs; método psicanalítico

Como citar – How to cite this paper
Visintin, C. D.N., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2017). Maternidade e sofrimento social em mommy blogs brasileiros. Revista Psicologia: teoria e prática, 19(2), 98-107.
http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p98-107


“Problemáticos ou invisíveis” o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes

Natália Del Pontes de Assis, Rafael Aiello-Fernandes, Tania Maria José Aiello-Vaiberg

Resumo:
A presente pesquisa investiga o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes, inserindo-se entre estudos qualitativos que vêm detectando formas sutis de preconceitos contra grupos pouco reconhecidos como alvos, tais como adolescentes e pessoas adotadas. Alinha-se segundo referencial psicanalítico intersubjetivo, que compreende que o método psicanalítico se funda sobre a adoção de uma atitude fenomenológica e demanda a consideração dos contextos vinculares e socioculturais nos quais os fenômenos estudados têm lugar. A realização de entrevistas individuais de seis idosos, residentes em zona urbana de uma cidade de interior, organizadas ao redor do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: ”Seres Problemáticos” e “Seres Negados”. O quadro geral indica que prevalecem imaginários preconceituosos, apontando para uma questão social e culturalmente relevante que requer transformações tendo em vista a criação de relações mais solidárias e construtivas entre as gerações. 

Palavras-chave: adolescência, preconceito, imaginário coletivo

Como citar – How to cite this paper
Assis, N. D. P. de, Aiello-Fernandes, R., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2017). “Problemáticos ou invisíveis”: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 31, 259–275.

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